Apple pie

IMG_20150917_220306
Apple pie – Torta de maçã do Blog Cem Neuroses

Sim, fiz esse clássico das mesas americanas e dos desenhos da Disney, depois quase morri de tanto comer. Quero todos os dias agora!
Desde que passou no masterchef estou enrolando para fazer, depois quando fiz enrolei pra postar – estava numa correria sim fim, mas agora que finalmente sou uma publicitária formada, porém desempregada, tenho tempo sobrando pro blog e pro canal – voltando a torta, queria muito compartilhar essa receita com vocês, porque parece difícil mas não é, tem algumas coisinhas que fiz pra facilitar e outras que faria diferente, mas no geral é bem prático e o resultado é sensacional!
É bom lembrar que apesar de ser um doce, a torta de maçã é bem sutil e pouco doce, bom pra quem não gosta de doces fortes, pra quem gosta mais doce pode por de acompanhamento um sorvete de creme, fica espetacular. Vamos à receita?!

Ingredientes:

Massa:

  • 400grs de farinha de trigo
  • 200g de manteiga
  • 5 colheres de sopa de água gelada
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos

Recheio:

  • 1kg de maçã
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher e meia de sopa de farinha de trigo
  • raspas de meio limão
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo:

IMG_20150917_215034Para a massa, misture a farinha, o sal e o açúcar, adicione a manteiga e a água fria, amasse com a mão até tudo estar bem misturado, parecendo uma farofa. Quebre os ovos em um copo e misture-o com um garfo, depois adicione os ovos na massa e misture até ficar uma massa homogênea, mas não misture muito. Embrulhe esta massa em plástico filme e guarde na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Para o recheio, descasque as maçãs e pique-as em fatias finas, retirando o meio e as sementes, em uma tigela misture as maçãs fatiadas com as raspas de limão, o açúcar, a farinha e a canela em pó.
Para montar, abra a massa fininha e corte sobrando para fora da forma, deixe um pouco da massa para cobrir, unte a fora com margarina e farinha e coloque a massa aberta dentro até formar um bercinho para o recheio, (nas dicas vou explicar o que fiz pra ficar mais fácil), esparrame o recheio dentro da forma, cubra com a massa que sobrou, com um disco todo ou em tiras, lembrando que se fechar com um disco de massa é necessário fazer cortes no meio para sair o vapor. Pincele gema de ovo ou café em cima da massa para dourar. Leve ao forno pré-aquecido à 180º por 30 minutos ou até dourar. Está pronto e delicioso, é só degustar!

Dicas:

  1. Deixe a massa na geladeira até que esteja bem firminha para abrir.
  2. Fatie as maçãs bem fininhas ou as cozinhe um pouco antes, (a minha ficou boa, mas poderia ter ficado mais molinha se tivessem mais finas).
  3. Utilize uma forma que solta o fundo, é bem mais fácil, se não tiver, vai na raça mesmo.
  4. para a montagem, não consegui fazer um disco pra cobrir os fundos e as laterais, então fiz um disco para cobrir o fundo, depois com uma tira cobri as laterais da forma, então recheei e fiz tirinhas para cobrir a torta.
  5. Coma como se não houvesse amanhã!

É isso aí neuróticas, mão na massa para degustar essa maravilha, não esqueçam de contar como ficou e qualquer dúvida deixe sua pergunta nos comentários.
Até o próximo post ou próxima receitinha e até lá inspirem, respirem e não pirem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s