Coletor Menstrual – O copinho do amor

Copinho do amor
Coletor Menstrual

Antes de tudo quero deixar bem claro: Não. O coletor não é o paraíso. Mas é quase!

É claro que eu não sei tudo sobre esse copinho do amor. Cada pessoa é uma pessoa, cada experiência é uma experiência, mas vou deixar a minha aqui pra que outras meninas não passem pelas mesmas dificuldades que passei.
Jamais eu imaginei que para usar coletor precisava saber a altura do colo do útero. Pra ser sincera eu nem sabia que colo de útero tinha altura. Então eu comprei o primeiro coletor que vi, não foi o pior, mas poderia ter sido melhor.
Não me adaptei com ele em tempo integral, não consigo dormir com usando. Mas uso de dia, para nadar, para vestir uma roupa mais clara ou marcada e também quando está muito calor – o absorvente me assa em época de calor.
Ates de adquirir o meu, li até bastante, mas me faltou o contato com alguém que realmente já tinha passado pelo processo de uso e adaptação. Eu só conhecia o inciclo e fleurity, optei por Fleurity, que é ótimo, mas talvez um menor seria melhor pra mim, vou explicar melhor para baixo.
Depois do processo de compra, tive uma amiga que foi crucial para uso e adaptação e hoje quero ser essa amiga pra quem quer começar a usar. Para não ficar confuso, vamos separar em tópicos. Vamos lá?

Altura do Colo do Útero

útero
Colo do útero

Antes de comprar qualquer coletor messa a altura do seu colo do útero, é isso que vai ajudar a escolher a marca e o modelo ideal.
Mas como se mede o colo do útero? Usando o dedo. Pode-se medir qualquer dia, mas no período menstrual o colo fica mais em evidência, o que ajuda a localizar melhor. É só colocar o dedo indicador ou médio dentro da vagina e passar na “parede”, quando encontrar uma bolinha, como se fosse a pontinha de um nariz, esse é seu colo.
Como vou saber se é alto ou baixo? Seu dedo é o parâmetro, se a “bolinha” é menor (para baixo) do dedo, seu colo é baixo, se a bolinha é maior (para o alto) o seu colo é alto. Pense que um Fleurity, mede em média 7 cm de comprimento com cabinho, o meu dedo mede quase 7 cm, o meu colo é praticamente da altura do meu dedo. se eu uso o Fleurity vai ficar exatamente na altura do colo.
Em mim o Fleurity acabou incomodando, além de ter tirado quase todo o cabinho, ainda sinto como se eu tivesse vontade de fazer xixi o tempo todo e me dá um pouco de cólica.
Resumindo, poderia ter pegado um menor, afinal meu fluxo é pouco.

Escolhendo o coletor

Agora que você já sabe a altura do seu colo, pode escolher o melhor coletor. Existem várias marcas, algumas não tão famosas, mas várias boas, de acordo com cada corpo. As que mais vejo falar são: Fleurity, Inciclo, Lunette, MeLuna – o próximo que vou comprar, tem uns menores que são bem amor.
A maioria, tem só duas opções, acima de 30 anos com filhos e menos de 30 anos ou sem filho. Mas além da questão tamanho do colo, também tem a questão, intensidade do fluxo e rigidez da musculação. Uma musculação mas rígida, como de quem pratica esporte, pede um coletor mais rígido, uma musculação mais flácida ou uma bexiga mais sensível pede um coletor mais molinho.
Porém como disse pra cima, cada corpo é um corpo, essas são dicas pra facilitar, mas não se apegue tanto nelas. Escolha com calma, analise seu corpo antes de tudo.

Como usar 

coletor
Dobras do coletor

A primeira vez a gente nunca esquece, primeiro eu achei que não fosse entrar, depois eu achei que não fosse sair. O mais importante é, não desista na primeira tentativa ou no primeiro ciclo, coletor é jeito e adaptação. Antes de qualquer coisa higienize o seu coletor, 3 minutos em água fervendo.
Para inseri-lo primeiro conheça as dobras, tem várias, “C”, “7”, “Diamante”, “caracol” entre outros. Comigo super funciona o “C”.
Outro ponto importantíssimo é o jeito de colocar. Não é pra cima e sim para trás inclinado para cima. Agora é só fazer uma das dobras e tentar colocar. Quando inserido ele tem que abrir e formar vácuo, só assim não vai vazar. Jamais, J-A-M-A-I-S passe lubrificante pra entrar.
Você pode ficar entre 8 e 12 horas com ele. Para tirar é só apertar a lateral no coletor até o vácuo sair e puxar para fora. Jogue o sangue fora, lave com água e sabão e insira novamente. No fim do ciclo, ferva o coletor por 3 minutos e guarde!

Acho que esses são os principais pontos, como eu disse antes, coletor é adaptação, jeito e aprendizado, você vai sofre a primeira, a segunda e a terceira vez. Se der um desesperozinho de não vai entrar ou não vai sair, relaxe, tome uma água e tente de novo. Depois que pegar o jeito fica superfácil.
Se você ainda está com dúvidas ou apenas quer saber mais, tem um grupo no facebook que super me ajudou e ajuda muitas meninas, o “Coletores Brasil – Menstrual Cup” é exclusivo para esse assunto.

Se tem algo a acrescentar, alguma dúvida ou alguma correção. Deixe um comentário.
Enquanto aguarda o próximo post, respira, inspira, não pira e vai escolher seu coletor menstrual!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s