Ensine sua pequena que ela pode ser o que quiser

Menina de homem de ferroOi Neurótica, o assunto de hoje é de extrema importância, principalmente pra você que é mamãe de menina. Sua filha merece o melhor que o mundo, pode oferecer, longe de machismo, onde ela possa crescer confiante e empoderada. Por isso vem ler esse texto!

Desde bem pequenas as meninas são ensinadas que devem ser lindas e se casarem “bem”. Ainda crianças, nós mulheres ouvimos dos mais velhos frases como, “se comporta como mocinha”, “alí seu namoradinho”, “isso é coisa de menino” e várias frases que se quer sabemos o que significam. Conforme vamos crescendo esses questionamentos vão só aumentando…Somos ensinadas a nos maquiar, nos vestir, nos comportar e cuidar dos filhos, sim, pra isso que servem as bonecas. Se vamos para a cozinha e preparamos um prato legal, vem logo aquele comentário, “Já pode se casar!”. Porque não comentar, “você seria uma ótima chef de cozinha!” ou “Já pode participar do masterchef!”?!

Não para por aí, quanto mais velhas, mais somos questionadas, se você demorar ou não quiser arrumar um namorado, vem logo o comentário, “vai ficar pra titia!” e se não for “boa” dona de casa ou estiver fora dos padrões estéticos de beleza, “assim ninguém vai te querer!”. Quando famosas, enquanto para as mulheres são feitas perguntas como, “o que você faz para manter esse corpinho?”, “Você quer ter filhos?” ou “Quando vai se casar?”. Para os homens as perguntas são, “Você gostou desse papel?”, “Sua música está fazendo o sucesso esperado?”, conteúdo mais relacionado ao profissional.

Apesar dos avanços sociais e culturais, dos mais variados espaços que nós mulheres ocupamos no mercado de trabalho e na sociedade, ainda somos criadas para os homens. Por isso mamães, criem suas filhas ensinando-as desde pequenas que elas podem ser o que quiserem, que elas podem vestir como quiserem e não serem padronizadas para fazerem um “bom” casamento. Troquem as Barbies grávidas pelas Barbies médicas, as Barbies donas de casa pelas Barbies arquitetas. Mostrem a elas as princesas, mas também mostrem as guerreiras e as heroínas, mostrem que não existe apenas um caminho a seguir e digam sempre o quanto elas são lindas e capazes.

Por hoje é isso neurótica, se gostou do post deixe seu comentário e curta a nossa página. Equanto aguarda o próximo post respire, inspire, não pire e empodere sua pequena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s